Meus posts favoritos 19/12/2016

Na quarta-feira, 16 de novembro, comecei meu dia fazendo uma das coisas que mais gosto – cozinhar! Para os que não sabem, cozinhar se tornou de alguns anos para cá um dos meus maiores hobbies! Cozinhar para mim é uma terapia! Estou sempre procurando e testando receitas novas e fazendo cursos e aulas de culinária. Sempre que viajo, procuro por cursos interessantes com os chefs do hotel, como a aula que tive em Hoi An, no Vietnã. A famosa e tradicional École Ritz Escoffier é uma das mais respeitadas escolas de gastronomia mundo afora. Ela fica dentro do Ritz Hotel em Paris e, assim como o hotel, foi inteiramente renovada. Três cozinhas novinhas em folha reabriram em junho deste ano, um pouco antes da reabertura oficial do hotel.

A escola leva o nome do primeiro e célebre Chef do Ritz Hotel, Auguste Escoffier, considerado o “Rei dos Chefs e o Chef dos Reis”, o maior nome da culinária francesa contemporânea, e vem desde então, difundindo a cultura gastronômica francesa e ensinando a técnica e know-how do grande mestre à profissionais e aspirantes de todos os cantos do mundo!

Ritz Escoffier - aula de culinária em Paris

Eu me inscrevi no curso “Les Viennoiseries” com 4 horas de duração, onde aprendi a fazer alguns clássicos de pastelaria francesa como o “croissant” e o “pain au chocolat”. Eu sabia que eles não eram fáceis de fazer (caso contrário não seria tão difícil encontrar um bom) mas não imaginava a quantidade de tempo necessária para o preparo das massas!

A escola fica no subsolo, junto com a cozinha principal do hotel. O local é lindíssimo!! Aliás, fiquei impressionada com o tamanho e a beleza da cozinha do hotel!!! Detalhe – ela abriga APENAS 120 cozinheiros, que tal?! hahaha Apesar de estar dentro do Ritz, a escola é independente do hotel e os profissionais que orientam os alunos são contratados separadamente e trabalham somente para a escola.

Desde a reforma, a infraestrutura está invejável, com cozinhas e salas de aula completamente equipadas com tudo que você puder imaginar! A escola se encarrega e cuida dos utensílios e uniformes, deixando o aluno com a única preocupação de aprender! No começo da aula eles nos deram um caderno com todas as receitas e passo a passo, um lápis, e um avental Ritz Escoffier. Me achei de avental hahaha estava crente que tinha ganhado e poderia levar para casa então imagina minha decepção quando pediram para deixar o avental em cima do meu work station! Eu deveria ter comprado um na boutique da escola, me arrependi!

Cada turma tem no máximo 12 alunos, mas na minha éramos apenas três – mais exclusivo impossível! Os chefs são super simpáticos e explicam tudo muito claramente. Todos os cursos são dados em francês, mas têm uma tradução simultânea para o inglês. No nosso caso, como todo mundo falava e entendia francês perfeitamente, a tradução da sous-chef foi dispensada. Ao final de cada aula é feita a degustação dos pratos preparados e ganhamos um certificado/diploma por ter completado o curso!

O curso começou às 9am e terminou às 13 horas. Fizemos o processo de aprendizagem ao contrário – começamos montando e assando, e terminamos aprendendo a fazer e a talhar as massas! As quatro horas passaram voando! Aprendemos a fazer: “croissants”, “pain au chocolat”, “brioche” e “kouign-amann”, um bolinho doce típico da região de Bretagne. Valeu super a pena e fiquei com vontade de voltar e me inscrever num curso profissionalizante de oito semanas! Amei a experiência, foi única!

A escola possui uma programação bem variada, com cursos técnicos de formação profissional para chefs de cozinha e pâtissiers, consultoria profissional, e cursos específicos para profissionais das mais variadas áreas. Oferece também cursos práticos e workshops temáticos para aspirantes e aficionados da gastronomia que desejam ampliar seus conhecimentos no assunto. Aprenda a confeccionar macarons, a criar um coquetel com o Barman Chefe do Bar Hemingway ou a preparar e desfrutar de um prato sazonal com um dos chefs.

Para reservar uma aula, basta acessar o site da escola e fazer o agendamento online!

Ritz Escoffier - Aula de Culinária em Paris

Comentários

comentários

Related Posts

Voltar