Meus posts favoritos 23/10/2016

 

Esse post é para os foodies de plantão!! Abaixo listo os quatorze itens da cozinha turca que, na minha opinião, você não pode deixar de provar na sua próxima viagem à Turquia!

 

1)      CHÁ PRETO 

A bebida nacional da Turquia é o chá! Turco que é turco está sempre com um copinho de chá preto nas mãos, a qualquer hora do dia. O chá é feito com folhas de chá preto cultivadas na região do Mar Negro, e é servido em um copinho de vidro com açúcar em tabletes. Eu particularmente amo o chá de maçã e de romã! Comprei o copinho e tudo! hahaha

 

turquia

 

2)      MANTI 

Uma espécie de ravioli, recheado com carne, molho de iogurte e especiarias. Costuma ser servido morno ou frio.

 

turquia

 

3)      LOKUM

O Lokum, mais conhecido como Turkish Delight, é uma das sobremesas turcas mais icônicas. É uma espécie de goma/gelatina firme cortada em pequenas cubos, coberto por açúcar de confeiteiro e com diferentes recheios, como pistache, nozes, frutas, etc.

 

turquia

 

4)      MEZE

Super popular, os meses são aperitivos servidos quentes ou frios e feitos para beliscar. Podem ser comidos também como um lanche ou almoço leve. Tem um monte de variedades, como iogurte com menta, berinjela, achavas, pimentão, etc.

 

turquia

 

5)      BAKLAVA

Provavelmente o doce mais popular na Turquia! O doce é feito de massa folhada tipo filo, coberto com uma calda de açúcar e geralmente recheado com pistache, nozes e castanhas.

 

turquia

 

6)      SHISH KEBAB

A palavra Kebab significa “carne no espeto”. Existem diferentes tipos de kebab na Turquia  mas o mais tradicional é o shish kebab, com pedaços de carne num espeto que assa na brasa. A carne pode ser bovina, frango, e carneiro, e os espetos podem vir também com vegetais, como cebola e tomate.

 

turquia

 

7)      GÖZLEME

Uma espécie de panqueca. Doce ou salgada, vem com diferentes recheios.

 

turquia

 

8)      KUMPIR 

Kumpir é um baked potato turco! Uma batata assada amassada por dentro com manteiga e uma variedade de ingredientes de sua escolha. No bairro de Ortaköy, em Istambul, você encontra a melhor batata assada da sua vida!

 

turquia

 

9) PIDE

O pide é uma espécie de pizza comprida feita na massa de pão pide recheado de acordo com sua preferência. Eu adoro e como geralmente com queijo e um tipo de calabresa picante, mas o mais tradicional é feito com queijo, tomate, ovo, pimenta e carne.

 

turquia

 

10) KÖFTE

A versão turca de almôndegas. Na rua costuma vim embrulhado num wrap mas nos restaurantes vem com arroz e salada. Pode ser de carneiro ou carne bovina.

 

turquia

 

11) SIMIT

O simit é uma rosca tipo ‘pretzel” coberta com gergelim e é vendido nas ruas.

 

turquia

 

12) KÜNEFE

Essa sobremesa típica é uma deliciosa mistura de fios de pastelaria recheados com queijo e calda. É muito bom!

 

turquia

 

13) DONDURMA

Sorvete turco! Mas diferente do sorvete que estamos acostumados a comer, a textura do dondurma é mais consistente e o sorvete é mais resistente ao derretimento, pois ele é preparado com leite de cabra. Ele contém salepo e à vezes mastigue (uma resina obtida através de cortes ou arranhões na casca da árvore Pistácio). Os vendedores de dondurma usam roupas tipo Aladdin e adoram fazer um showzinho de “estica e puxa”.

 

turquia

 

14) SUCO DE ROMÃ FRESCO

A Turquia é um dos maiores produtores de romã do mundo então não é a toa que você encontra barquinhas por toda parte  vendendo o suco feito na hora. É bem refrescante.

 

turquia

 

Comentários

comentários

Related Posts

Voltar